7 curiosidades sobre fronteiras internacionais


As fronteiras estão no caminho de todo viajante que curte visitar vários países. Às vezes, elas dividem o próprio país, como é o caso do Muro de Berlim e da Muralha da China.

O fato é que elas são um mal necessário na maioria dos casos, principalmente entre países. Deixando um pouco de lado a parte chata de vistos, filas e imigração, hoje vamos falar das curiosidades por trás de algumas fronteiras...

1. México e Estados Unidos

Olha que contraditório: a The Golden State Fence Company, empresa contratada para construir parte da fronteira, foi multada em 5 milhões de dólares por contratar imigrantes ilegais para a mão de obra.

Fronteira entre Estados Unidos e México

2. Holanda e Bélgica

Há quem diga que as fronteiras na cidade Baarle são as mais confusas do mundo. A cidade pertence à Bélgica, mas está rodeada pela Holanda. Como assim? 26 partes separadas de Baarle pertencem à Bélgica, um verdadeiro quebra-cabeças! Para descomplicar (se é que isso é possível), a fronteira foi marcada pelas ruas da cidade.
Para você que sempre quis colocar os pezinhos em dois países ao mesmo tempo, taí uma oportunidade!

Fronteira entre Holanda e Bélgica

3. Polônia e Ucrânia

Essa fronteira dá um show de criatividade! Todo ano é feita uma decoração especial para um festival de arte local, o The Land Art Festival.

Fronteira entre Polônia e Ucrânia

4. Paquistão e Índia

Diariamente é realizada a Wagah, a cerimônia da fronteira. Tal prática militar é seguida desde 1959, todas as noites, pelas forças de segurança dos dois países. As bandeiras abaixadas marcam o fechamento das portas da única estrada que liga o Paquistão e a Índia.

Fronteira entre Paquistão e Índia

5. Estados Unidos e Canadá

5.1: Existe um hotel chamado The Smuggler Inn que fica localizado justamente na fronteira. A principal atração é ver os contrabandistas ilegais cruzando a fronteira, o que pode ser feito com binóculos de visão noturna no conforto do seu quarto.

5.2: A Haskell Opera House também fica entre os dois países. As cadeiras são separadas por uma linha que identifica cada lado. Em nenhuma outra parte do mundo existe um teatro onde a plateia senta em um país (Estados Unidos) para ver um espetáculo em outro (Canadá).

Fronteira entre Estados Unidos e Canadá

6. Coreia do Norte e Coreia do Sul

Essa fronteira reflete bem a rivalidade entre as duas Coreias. Os exércitos de ambos os países escolhem seus soldados fisicamente mais fortes para que permaneça a constante: "sustentar e suportar o olhar" dos soldados do lado oposto. Esse "ritual" visa determinar quem é mais poderoso.

Fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do Sul

7. O Muro de Berlim

O Muro de Berlim foi derrubado por um deslize!
O porta-voz da Alemanha Oriental teria se confundido durante uma conferência de imprensa nacional, mencionando que os privilégios entre as passagens fronteiriças seriam feitos imediatamente. Ao ouvir o discurso, o povo das duas Alemanhas partiu para as ruas para quebrar o grande muro. O exército, após tentar detê-los por várias horas, foi obrigado a afrouxar as rédeas, devido à ausência de instruções por parte do governo.

O Muro de Berlim

Fontes: http://on.fb.me/1BUp0wNhttp://bit.ly/1MkCbdyhttp://huff.to/1CQz8Ir.


O que achou das curiosidades por trás dessas fronteiras? Você conhece alguma outra fronteira que também merecia estar aqui? Conta pra gente!


Posts relacionados:
Chineses: curiosidades que você provavelmente ainda não ouviu falar
As ruas da China
Como é morar nos EUA


Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.