Termas de Puritama no Atacama: vale a pena?


Um oásis no meio deserto. Essa é a perfeita definição das Termas de Puritama!

Termas de Puritama vale a pena?


Localizadas a 35 km de San Pedro de Atacama e a quase 3.500 metros de altura, as termas são 8 piscinas aquecidas naturalmente a 25-30° e cheinhas de minerais com propriedades medicinais. Mini cachoeiras - que podem ser aproveitadas para massagear as costas - conectam as piscinas, distribuídas ao longo de um riacho: a primeira fica mais no alto, a segunda um pouco mais abaixo e assim por diante.

Para oferecer maior conforto e segurança aos turistas, foi montada uma boa estrutura. Há vestiários, banheiro, sauna (ouvi falar só depois que já tinha feito o passeio, então não vi como era), espaço para picnic, decks para a galera apoiar seus pertences, barreiras artificiais dentro das piscinas e passarelas para transitar pelo local.

As primeiras piscinas são mais quentes e costumam ficar bem tumultuadas. Como cheguei meio tarde, só consegui um lugarzinho nas últimas. O que me consolou foi o comentário de um viajante que conheci por lá: disse que entrou em todas e a temperatura mudava bem pouco.

A piscina que fiquei era rasa - a água batia no máximo na altura da cintura. As demais também não são muito diferentes. Todas são pequenas, mais ou menos desse tamanho:
Como são as piscinas das Termas de Puritama
Cachoeira, profundidade e barreira artificial em uma piscina das Termas de Puritama

O que mais tem nas Termas de Puritama?

Pode parecer estranho o que eu vou falar agora, mas o que mais gostei não foram as termas em si. A paisagem ao redor é que me ganhou. 

Há uma imensidão de deserto. Você se vê parado ali, olhando aquele vazio que não foi preenchido pelas frenéticas cidades que nos enchem de compromissos diariamente, e sente uma paz indescritível.
Como sao as Termas de Puritama
Paisagem desértica recortada pela estradinha por onde viemos

Pra completar, a descida até as termas fica ao lado de um cânion enorme.
Termas de Puritama: cânion
Cânion nas Termas de Puritama

O passeio ficou ainda mais lindo com a aparição desse amiguinho aqui:
Termas de Puritama: animais do Deserto do Atacama
Alguém sabe que animal é esse?

O passeio das Termas de Puritama vale a pena?

No meu caso, achei que não.

Não é que eu me arrependa de ter ido. Foi um passeio gostoso, mas não exatamente como eu esperava. Talvez eu tenha me iludido um pouco pelo que a vendedora da agência falou, que "a água tem tantos sais minerais que parece até mágica, as pessoas chegam a sair de lá mais felizes e bem-humoradas".

É, fui bem inocente em acreditar na tal da mágica, porém o que me decepcionou mesmo foi que a água não era tão quente quanto eu imaginava. Fiz o passeio no invernão (início de agosto) e, depois de um tempo, senti um pouco de frio mesmo dentro da água. A saída da piscina foi tão traumática que não gosto nem de lembrar. Sério, cheguei a sentir falta de ar! O Pedro, meu esposo, não é tão friorento quanto eu. Ele achou a temperatura da água boa, mas que "poderia estar mais quente", e também sofreu bastante na hora de sair.

Acho importante destacar que escolhi conhecer as Termas de Puritama ao invés da Laguna Cejar - aquela onde podemos flutuar porque tem uma concentração de sal maior do que o Mar Morto. Aí foi inevitável me martirizar pra sempre pensando "será que fiz a escolha certa?". Preferi as termas influenciada por quatro fatores:
(1) Preço: a entrada da Laguna era 8 mil pesos mais cara;
(2) Flexibilidade para encaixar os passeios: uma estrada da Laguna Cejar só abria durante o final de semana;
(3) Diversificação das experiências: eu já ia fazer outros passeios lindos com lagoas, então achei que a experiência com as termas seria melhor;
(4) Medo da água: conversei com um casal que foi à Laguna Cejar e eles falaram que gostaram do passeio, mas a água era fria justo na superfície onde é possível boiar. A moça também me mostrou a pele dela bem avermelhada por causa do sal, o que me preocupou porque a minha pele já estava sensível.
Laguna Cejar
Essa é a tal Laguna Cejar!
A foto veio do relato de uma leitora aqui na nossa Comunidade Mundo de Viajante 

Um fator bem particular é que eu tinha cicatrizes de um acidente recente, então fiquei o tempo todo preocupada se estava bem protegida. Foi um pouco difícil relaxar mesmo nas termas com os tais sais minerais, pois eu não deveria me expor ao sol. Claro, isso é um problema inteiramente meu e não tem nada a ver com as termas em si, mas influenciou para que a minha experiência não fosse tão boa.

Note que, levando em consideração esses pontos que comentei, o passeio pode ser bem agradável pra quem está podendo gastar uns pesos a mais, não é tão friorento, vai durante uma época mais favorável e não tem machucados :)

Informações úteis

Quanto custa: 12 mil pesos nas agências mais baratas que encontrei + entrada (uma quantia destinada ao desenvolvimento das comunidades locais, que administram o complexo).
Termas de Puritama quanto custa
Preços da entrada nas Termas de Puritama

O passeio às Termas de Puritama está entre os mais populares, então é normalmente oferecido como parte de um pacote com desconto que inclui Geysers del Tatio, Vale da Lua e Lagunas Altiplânicas. Em duas agências que consultei, era possível trocar as Termas de Puritama pela Laguna Cejar sem alteração no total do pacote, embora esses passeios possuam diferentes preços de entrada.

Confira todos os preços no post Quanto custa viajar para o Atacama

Quando ir: não recomendo ir no inverno após as 14:30h. Se quiser um horário mais quente e com menos pessoas, vá pela manhã. Se quiser economizar com a entrada, vá à tarde.

O que levar: roupa de banho (não deixe para comprar lá em San Pedro!), sandália, toalha de banho, óculos de sol, protetor solar, chapéu ou boné e, para quem tem a pele muito sensível, pode ser uma boa se banhar com uma camiseta no horário do sol forte. Não esqueça de levar água para beber e um lanchinho, caso não esteja incluso no seu passeio.

Agência: fui com a Janaj Pacha, que fica bem no início da Calle Caracoles. Por ter sido a mais barata que encontrei, fechei um pacote com eles. Gostei do serviço para vários passeios, mas eles deixaram a desejar um pouco nas Termas de Puritama. Primeiro, pelo atraso na saída - estava agendado para algo entre 14h ~ 14:30h e saímos de lá quase meia hora depois. Segundo, porque nem comentaram nada sobre sauna, fui descobrir que tinha só depois.

Dicas extra

- Vá com a roupa de banho por baixo, porque apesar de ter vestiários, há bastantes filas.
- Vá apenas com a intenção de relaxar, sem pretensão de ver algo surpreendente.
- Preste atenção no caminho de descida e em volta das piscinas para tentar avistar algum animal S2
- Procure ir com uma agência que garanta que vai sair cedo, porque no final da tarde a temperatura cai bastante - ou vá de manhã, mas lembre-se que a entrada será mais cara!

Vídeo das Termas de Puritama

Gravei um vídeo mostrando essa belezura ao vivo. Vem conferir!



Veja outros artigos sobre o Deserto do Atacama:



Ficou com alguma dúvida? Comente aqui embaixo ;)

Um abração e boas viagens para nós!

Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.